Empanada Chilena de Pino

Faz muito tempo que eu queria aprender a fazer empanada chilena, mas eu queria aprender a receita tradicional. Fiz muitas pesquisas e a variação de temperos e ingredientes era muito grande, então resolvi pedir ajuda para um amigo chileno muito especial, o Chimu (Cristian Barrueco Valenzuela), que desvendou o mistério das empanadas, rsssss. E é claro, me auxiliou na tradução de alguns ingredientes, pois a pesquisa foi em sites espanhóis.
E preciso dizer para vocês que é uma delícia, é uma combinação fantástica de aromas e sabores.
Ah...e eu aprendi também, um molho à vinagrete muito especial para acompanhar as empanadas.
Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:
Precisamos iniciar a receita fazendo o recheio, pois ele deve estar completamente frio para rechear nossas empanadas.
Pino para empanadas (recheio)
1 kg de cebola picada em cubinhos
500 gramas de coxão mole em cubos bem pequenos
1 colher de sobremesa rasa de cominho em pó
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de sopa rasa de caldo de carne em pó ou 1 tablete de caldo de carne
3 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de farinha de trigo
Ferva as cebolas picadas durante 4 minutos numa panela com água. Escorra e reserve.
Esse procedimento com as cebolas é importante para que ela não fique com sabor forte e amargo, ela deixa a cebola com gostinho suave a adocicado.
Numa panela de pressão, coloque o óleo e refogue a carne, coloque as cebolas e os temperos, refogue mais um pouco, junte a água, tampe a panela de pressão, deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 20 minutos após a panela começar a chiar. Tire a panela do fogo, tire a pressão dela, volte ela para o fogo, junte a farinha de trigo, mexa por 5 minutos em fogo alto e desligue. Acrescente sal se necessário. Deixe esfriando.
Você ainda vai precisar para o recheio:
5 ovos cozidos, corte-os em 4 pedaços iguais
20 azeitonas pretas sem caroços
1/2 xícara de uvas passas sem sementes
Massa
1 kg de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de sal
250 gramas de banha de porco quente
1 copo americano de água quente
1/2 copo de vinho branco seco
Misture o sal na farinha de trigo e despeje-a sobre uma bancada, abra uma cova no meio dela e despeje a água, o vinho e a banha quente (a banha deve estar bem quente), então cuidado.
Com o auxílio de uma espátula, vá trabalhando com a massa somente até ela absorver os líquidos, em seguida, vá trabalhando com as mãos até que todos os ingredientes estejam encorporados de maneira uniforme na massa. Separe a massa em 20 porções e abra logo em seguida em discos finos, enquanto ela ainda estiver quente, porque ao esfriar ela corre o risco de rachar.
Pegue um disco da massa e coloque uma boa porção do pino, 1 pedaço de ovo cozido, 1 azeitona preta sem caroço e uma colher de chá de uvas passas.
Faça uma mistura de duas gemas e 1/4 de xícara de leite.
Pincele essa mistura em volta do recheio e feche a empanada.
Ela fica assim, parecendo um envelope, cubra primeiro o recheio, depois dobre as laterais e depois feche com a parte superior.
Coloque-as em uma assadeira polvilhada com um pouco de farinha de trigo, pincele com a mistura de gemas e leite, fure a empanada com um palito para que o vapor de dentro dele saia e leve para assar em forno pré-aquecido a 200º até que fiquem douradas.
Enquanto elas estão no forno, vamos preparar um molho vinagrete muito especial.
Você irá precisar de uma cebola média bem picadinha, 1 tomate grande picadinho, 4 colheres de sopa de salsinha picada, 2 colheres de sopa de coentro picado, 1 dente de alho grande bem picadinho (não é amassado), 1 colher de chá de sal, meia xícara de café de vinagre, 1 xícara de café de azeite. Misture todos os ingredientes e por último o azeite. Prove e acerte o sal se necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas