Doce de Casca de Laranja em Calda

Se tem um doce que eu adoro, é o doce da casca de laranja.
Quando penso nesse doce, só tenho ótimas lembranças, da minha infância, das visitas  nas cidades do interior, das quermesses das igrejas...
É um doce que exige muita dedicação, paciência, amor e carinho.
Ele demora uma semana para ficar pronto, rssss. Mas, todo o trabalho vale a pena!
O pai de uma grande amiga, tem um lindo sítio na cidade de Guararema, e todos os anos o pé da laranja azeda, fica carregada com lindas laranjas e este ano tive o privilégio de ganhar uma caixa cheia delas...
Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:
20 laranjas azedas ou amargas (é a qualidade da laranja)
1 quilo de açúcar cristal
1/2 litro de água
5 cravos da índia
3 pedaços de pau de canela
Lave muito bem as laranjas e raspe toda a casca com o auxílio de um ralinho fino. Corte a laranja em 4 gomos, retire a polpa e vá armazenando as cascas dentro de uma vasilha grande com água fresca. Faça esse processo com todas as laranjas.
Essas cascas deverão ficar de molho na água por 7 (sete) dias, e você deverá trocar a água duas vezes ao dia. Esse processo é necessário para retirar todo o amargo dela.
Feito isso, escorra toda a água e reserve.
Esse é momento exato para quem quer congelar as cascas.
Como eu ganhei muitas laranjas, doei a metade e a outra metade eu preparei as cascas para o doce e congelei uma boa parte. Escorri muito bem as cascas e armazenei em potes, tampei, coloquei dentro de uma embalagem própria para congelamento e coloquei data, ela dura até 6 meses no freezer.
Vamos ao preparo do doce:
Em uma panela grande, coloque o açúcar, á água, os cravos e a canela, quando a calda levantar fervura e o açúcar estiver todo dissolvido, coloque as cascas de laranja.
Procure não mexer muito para não quebrar as cascas.
Quando levantar fervura, abaixe o fogo, e com o auxílio de uma escumadeira, vá retirando a espuminha branca que se forma sobre a calda.
As cascas deverão ficar completamente mergulhadas na calda, caso isso não aconteça, recomendo acrescentar mais água e mais açúcar, na proporção de uma medida de açúcar para meia de água.
Deixe cozinhando até a casca ficar meio transparente e brilhante. Como na foto lá de cima. Desligue o fogo, espere o doce esfriar, tampe e mantenha-o na panela. No dia seguinte, coloque o doce novamente para ferver, deixe fervendo por 15 minutos em fogo baixo e está pronto!
Guarde o doce em vidro e sirva puro, acompanhado de queijo branco ou creme de leite.

Comentários

  1. Ótima receita, bem explicadinho, estava procurando se poderia congelar aa cascas depois de limpa, e não achava, você me ajudou, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane!!! Muito obrigada pela visita e fico feliz em poder ter ajudado. Eu também tinha essa dúvida, por isso, experimentei congelar e deu super certo, as cascas que foram congeladas, ao serem descongeladas e feito os doces, ficam perfeitas.

      Excluir
  2. Ótima receita, bem explicadinho, estava procurando se poderia congelar aa cascas depois de limpa, e não achava, você me ajudou, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane!!! Muito obrigada pela visita e fico feliz em poder ter ajudado. Eu também tinha essa dúvida, por isso, experimentei congelar e deu super certo, as cascas que foram congeladas, ao serem descongeladas e feito os doces, ficam perfeitas.

      Excluir
  3. Ótima receita, só uma sugestão, faço minha calda com açúcar e calda de laranja pera, fica muito boa! Obrigada pela dica, e stava preocupada porque ganhei 60 laranjas e fazer tudo de uma vez é muito. Obrigada pela dica. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ótima receita e o passo a passo está perfeito. Só uma sugestão, eu faço a calda com caldo de laranja pera e aç
    úcar.Obrigafa pela dica do congelamento da casca, porque ganhei 60 laranjas e fazer o doce de toda é muito. Foi muito esclarecedor. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a dica estava procurando como fazer o congelamento das cascas pois ganhei muitas laranjas agora sei que posso fazer o congelamento.obs. faço a calda incluindo um copo do suco da laranja fica maravilhoso também. Obrigada sua receita é perfeita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica, na próxima acrescentarei o suco! Obrigada por curtir a Cozinha da Japa. Bjs

      Excluir
  6. Que dica maravilhosa de congelar ...amei

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Maravilha que existem pessoas que se dedicam a ensinar o que é bom! Minha dúvida era justamente se pode congelar a laranja azeda curtida , assim não há desperdício uma vez que as laranjas caem em grande quantidade juntas! E de lambuja ainda se aprende a fazer o doce. Muito obrigada! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!!! O que é bom deve ser compartilhado, rsss!!! Pode congelar sim, se caso ao descongelar, perceber que a calda ficou rala, aconselho a colocar o doce com um pouco mais de açúcar e ferver por alguns minutos,ok? Agradeço o carinho!!!

      Excluir
  8. Nossa,amo esse doce,obrigada pela receita, sou de Petrópolis RJ. Onde encontrar essas laranjas. Eu tinha um pé na casa onde morei,mas acabou. Não consigo achar?

    ResponderExcluir
  9. Eu que agradeço por curtir e acompanhar a Cozinha da Japa. Eu encontro essas laranjas no sítio de uma amiga em Guararema-SP.

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode me dizer se pode congelar o doce já pronto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode congelar o doce pronto sim! Caso ele perca o ponto, é só voltar no fogo para engrossar a calda. A Cozinha da Japa agradece o comentário!

      Excluir

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho!

Postagens mais visitadas