Polenta Frita

Olá meus queridos e queridas!!!
Se tem uma coisa que eu adooooro é Polenta Frita. Mas como é fritura e aqui em casa, praticamente não faço, a receita ficou esquecida no caderninho, rssss. Até que essa semana, uma amiga que está gravidinha a Giselly me pediu. Lembro que no tempo do meu restaurante, toda semana eu fazia polenta frita, e era um sucesso, pois a casquinha fica bem crocante e por dentro macia e bem temperadinha.
Vamos aos ingredientes e o modo de preparo:
2 xícaras de chá de fubá
6 xícaras de chá de água
5 colheres de sopa de óleo
3 dentes de alho amassados
1 tablete de caldo de sua preferência (eu gosto de usar de carne ou picanha)
1 sachê de sazon de legumes
Sal se necessário
1 folha grande de louro
Na panela de pressão coloque o óleo e frite o alho até ficar dourado, despeje a metade da água e os temperos e espere ferver. Quando isso acontecer, misture o restante da água no fubá, misture bem para que não fique nem uma pelotinha e despeje dentro da panela de pressão. Misture vigorosamente até que a mistura comece a levantar fervura novamente, prove o sal e se estiver de acordo com o seu paladar, tampe a panela de pressão, quando ela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Desligue o fogo, tire a pressão da panela (eu coloco embaixo da torneira e deixo um fiozinho de água correr sobre ela lentamente com o pino semi levantado), mas tenho várias amigas que tem medo, então deixe que a pressão da panela saia naturalmente. Abra a panela e misture a polenta, mas com cuidado para não pegar no fundo da panela, pois a polenta queima e gruda, não se preocupe é assim mesmo. Despeje-a em uma assadeira, cuidado para a parte queimada não sair junto, espalhe-a na assadeira, cubra com um pano e espere que esfrie totalmente.
Corte-as em palitos e coloque para fritar em muito óleo bem quente.
O segredo da polenta está no modo da fritura, nessa hora você poderá por tudo a perder.
Pegue uma panela grande e coloque bastante óleo, as polentas devem ficar completamente mergulhadas no óleo durante a fritura.
O óleo deve estar quente, para saber se está no ponto, basta jogar um pedacinho de polenta no óleo, se esse pedacinho espumar e dourar com facilidade, o óleo está no ponto.
Coloque as fatias de polenta aos poucos, coloque uma, espere alguns segundos e coloque a outra, não encha a panela, eu costumo fritar de 6 a 8 palitos por vez.
Ao colocar as polentas, não mexa nelas, espere que elas dourem e formem uma casquinha, se grudarem umas nas outras, solte-as com auxílio de uma faquinha, só depois disso vire-as na frigideira.

Atenção!!!
Se alguém tiver medo de cozinhar em panela de pressão, poderá fazer sem ela, mas deverá cozinhar a massa da polenta, por 30 minutos mexendo sem parar, ok?

Comentários

Postagens mais visitadas