Tiramisù

Vamos para mais uma dica de sobremesa para as Festas de Final de Ano!
Essa sobremesa é tipicamente italiana e divina!!! Um pouco mais elaborada do que as outras que ensinei, porém fácil de preparar.
Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:
450 gramas de mascarpone ou cream cheese
250 ml de creme de leite fresco
4 gemas 
1 xícara de chá de açúcar refinado
1/2 xícara de vinho do porto
300 gramas de biscoito champagne
1 xícara e meia de chá de café expresso ou forte adoçado à gosto
1 colher de sopa de licor amareto ou licor de café
1 xícara de chá de cacau em pó
Vamos iniciar batendo o creme de leite até virar chantilly, cuidado para não bater demais e perder o ponto, quando ele ficar firme, desligue a batedeira e reserve dentro da geladeira.
Bata as gemas, juntamente com o açúcar por cerca de um minuto, coloque o vinho do porto e bata por 10 minutos, diminua a velocidade da batedeira e vá acrescentando aos poucos o queijo cremoso até que vire um creme homogêneo, desligue a batedeira, pegue o chantilly da geladeira e misture na massa delicadamente com o auxílio de uma colher.
Montagem
Misture o café com o licor.
Pegue um refratário quadrado ou retangular de vidro ou cerâmica média, mergulhe rapidamente o biscoito champagne no café e vá forrando o fundo do refratário. Após forrar o fundo da forma com os biscoitos, espalhe metade do creme sobre eles e depois polvilhe toda a superfície com cacau em pó, coloque um pouco do cacau sobre uma peneira e espalhe em cima do creme. Sobre o cacau, coloque outra camada de biscoitos molhados no café e finalize com o restante do creme, alise bem a superfície, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 12 horas. Após esse tempo, retire o filme plástico e polvilhe com uma camada de cacau em pó e está pronta para ser servida.

Comentários

Postagens mais visitadas