Pavê Especial de Nozes

Hoje e ontem foi uma correria danada, muitas sobremesas e pratos de Natal para preparar, comecei bem cedinho e só agora pude sentar na frente do note e vir postar a receita que prometi.
É um pavê muito especial, feito com nozes, doce de leite, rum, chocolate, chantilly, é muito gostoso mesmo!!! Não pode faltar na sua mesa de Natal!!!
E aproveitando a oportunidade, gostaria de desejar um excelente Natal à todos e que o aniversário do menino Jesus, seja comemorado com muito amor e alegria!!!
Feliz Natal!!!
Vamos aos ingrediente e ao modo de preparo:
200 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3 gemas
1 xícara de chá de açúcar refinado
400 gramas de doce de leite (cozinhe uma lata de leite condensado na panela de pressão com água, quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, desligue o fogo, espere sair a pressão da panela, tire a lata de dentro e deixe ela dentro da geladeira até o dia seguinte)
1 colher de sopa de cacau em pó
2 colheres de sopa de rum
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de essência de nozes
1 caixa de creme de leite (200ml)
150 gramas de nozes trituradas
1 caixa de creme bate chantilly
200 gramas de bolacha maisena
Cobertura
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 caixas de creme de leite
1 colher de sopa de margarina sem sal
1 colher de sopa de essência de nozes
Para enfeitar
100 gramas de raspas de chocolate (eu uso o chocolate ao leite para cobertura da Nestle)
100 gramas de nozes trituradas
Cerejas frescas
Comece batendo o chantilly, reserve dentro da geladeira. Agora vamos preparar a cobertura, misture numa panela a leite condensado e a farinha de trigo até ficar bem homogêneo, coloque o creme de leite e a margarina e leve ao fogo médio, mexendo sempre até levantar fervura e engrossar, desligue o fogo coloque a essência de nozes, transfira para uma tigela, cubra todo o creme com filme plástico e deixe esfriando.
Vamos preparar agora, o creme do pavê. Coloque na tigela da batedeira, a manteiga, o açúcar, as gemas, e o rum, bata por pelo menos 10 minutos, até ela virar um creme claro e fofo. Diminua a velocidade da batedeira e vá colocando aos poucos o doce de leite, o cacau em pó, as essências e o creme de leite. Desligue a batedeira e com o auxílio de uma colher de silicone ou um pau duro, coloque as nozes trituradas e o chantilly. Misture delicadamente.
Montagem
No fundo de um refratário ou em uma taça, comece colocando uma boa camada de creme, depois os biscoitos, outra camada de creme, biscoitos, creme novamente, cubra com filme plástico e leve para a geladeira por 2 horas, retire o filme plástico e cubra com a cobertura, feche novamente a sobremesa com o filme plástico e leve para a geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, enfeite com as raspas de chocolate, as nozes picadas e as cerejas frescas.

Comentários

Postagens mais visitadas