Gelado Duo de Abacaxi

Calor pede uma sobremesa bem refrescante, para fugir um pouco do tradicional sorvete, que tal preparar um Gelado Duo de Abacaxi.
Existem várias versões para preparar essa sobremesa, mas essa que irei ensinar, é muito simples, gostosa e tem um efeito visual muito bonito, pois a gelatina fica ao fundo e a mousse fica por cima.
Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo
1 abacaxi pérola picado em cubinhos
1/2 xícara de chá de açúcar
1 litro e 200ml de água
3 pacotes de gelatina de abacaxi
2 caixas de creme de leite (use as de caixinha mesmo, pois elas vem com pouco soro prontas para serem utilizadas na receita)
Coloque numa panela, o abacaxi picado, o açúcar e água, leve ao fogo alto até levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 15 minutos. Desligue o fogo e acrescente os 3 pacotes de gelatina de abacaxi, misture por 5 minutos até que a gelatina esteja toda dissolvida. Logo em seguida, acrescente as duas caixas de creme de leite e misture. Despeje o creme sobre um refratário único ou divida em pequenas porções. Leve à geladeira até endurecer.
Curiosidade
Muitos me perguntam por que o abacaxi deve ser cozido para preparar essa receita? Vou responder para vocês.
O abacaxi possui uma enzima chamada bromelina, essa enzima quebra as moléculas de proteína, por isso muitas pessoas usam o suco do abacaxi fresco como amaciante de carne, ele é tão poderoso, que se colocado em excesso simplesmente derrete a carne. Quando o abacaxi é cozido ele perde essa enzima. A gelatina é feita de uma proteína animal chamada colágeno, e se ela entrar em contato com a enzima do abacaxi ela não se solidifica.

Comentários

Postagens mais visitadas