Lasanha Especial

Que tal preparar uma lasanha maravilhosa neste final de semana?
A pedido da Angela, uma antiga cliente do meu restaurante, hoje minha amiga, irei ensinar a receita e os segredos desta lasanha deliciosa!
Toda quinta-feira, eu fazia essa lasanha e era um sucesso, não sobrava nem um pedacinho, rsss.
O segredo? Rssss...é bem simples!!!
É preparar tudo com amor e carinho e usar ingredientes de qualidade!!!
500 a 600 gramas de massa para lasanha fresca 
(Se você for daqui da cidade de Mogi das Cruzes, recomendo comprar a massa com o Wilson ou com sua esposa Sílvia na Dukazu, só clicar em cima do nome que irá aparecer o endereço com o mapa do local, é a melhor massa fresca para lasanha daqui da região)
400 gramas de presunto sem gordura em fatias finas
200 gramas de queijo mussarela ralado
200 gramas de queijo prato ralado
100 gramas de queijo parmesão fresco ralado
1 colher de sopa de orégano
Azeite de Oliva para regar sobre a lasanha
Molho Bechamel
800 ml de leite
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa cheia de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
1 colher de chá de sal
1 caixa de creme de leite
Coloque em uma panela a manteiga e o óleo, espere a manteiga derreter e coloque a farinha de trigo, vá mexendo até que a farinha comece a espumar, despeje todo o leite de uma vez e misture, logo em seguida coloque o sal e a noz moscada. Mexa sempre até iniciar fervura e engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite.
Molho Vermelho
2 latas ou saches de molho de tomate (Pomarola ou Salsaretti)
3 dentes de alho grandes e amassados
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de açúcar
1 pitada de aji-no-moto
4 colheres de sopa de cheiro verde picado
Em uma panela doure o alho no óleo, junte o molho de tomate, o açúcar e o aji-no-moto. Espere levantar fervura, desligue o fogo e junte o cheiro verde.
Montagem da lasanha
Separe uma concha de molho vermelho em um pote, vamos precisar dele no final da montagem.
Em uma bacia misture os 3 queijos ralados.
Primeira camada
Pegue uma assadeira ou um refratário de vidro médio fundo, coloque meia concha de molho vermelho no fundo e espalhe, cubra com uma camada de massa, e regue com meia concha de molho vermelho, espalhe metade do presunto sobre a massa e depois mais uma concha de molho vermelho.
Segunda camada
Coloque mais uma camada de massa, meia concha de molho branco e espalhe metade dos queijos ralados e depois espalhe sobre o queijo, mais uma concha de molho branco.
Terceira camada
Coloque mais uma camada de massa, meia concha de molho vermelho, cubra com o restante do presunto e depois coloque o restante do molho (você não esqueceu de separar uma concha de molho vermelho para o final, né? Rsss...)
Última camada
Coloque mais uma camada de massa, meia concha de molho branco, o restante dos queijos ralados, espalhe sobre o queijo todo o restante do molho branco. Com a auxílio de uma colher, espalhe em alguns pontos sobre a lasanha o molho vermelho, finalize salpicando o orégano e alguns fios de azeite sobre a lasanha. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (200º) por 30 minutos, depois retire o papel alumínio aumente a temperatura do forno e deixe até gratinar (dourar) a lasanha.
Importante
Vocês repararam que vai pouquíssimo sal nos molhos, não é mesmo? Isso é necessário, porque tanto o presunto, quanto os queijos, possuem um teor de sal bem forte, por isso os molhos devem estar bem suaves, para não salgar a lasanha.
Dica
Eu adoro gorgonzola, e sempre tenho um pedaço no meu freezer, você pode colocar algumas lascas sobre a lasanha, fica uma delícia!!!

Comentários

Postagens mais visitadas