Couve-flor gratinada

Começa a chegar o final de tarde e é inevitável pensar o que preparar para o jantar.
Que tal fazer couve-flor gratinada, heim?
É uma delícia!!!
Couve-flor gratinada
1 couve-flor grande limpa e cortada em buquês
Sal e pimenta do reino a gosto
Uma dica importante, usem pimenta do reino moída na hora, hoje em dia, nos supermercados vendem os grãos de pimenta dentro de moedores de plástico mesmo, o sabor e o aroma, nem se comparam aos vendidos já moídos.
1 litro de leite
4 colheres de sopa de margarina de boa qualidade
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada moída na hora
1 pique de cebola
Pique de cebola: meia cebola, 1 folha de louro e 1 cravo da índia, prenda a folha de louro na cebola com o cravo da índia 
1 xícara de chá de queijo parmesão fresco ralado
Cozinhe a couve-flor no vapor, com uma pitada de sal até que ele fique al dente, não deixe ela ficar mole, pois ela terminará o cozimento no forno. Pode cozinha-la na água com um pouco de sal também, mas eu prefiro no vapor, pois seus nutrientes e sabor se conservam muito mais.
Vamos preparar o molho bechamel:
Em uma panela coloque a margarina e a farinha de trigo, frite a farinha, mexendo sempre por uns 3 minutos, desligue o fogo e vá juntando o leite aos poucos, coloque primeiramente apenas o equivalente a uma xícara de café e misture vigorosamente, depois pode ir aumentado a quantidade gradativamente, até que todo o leite seja encorporado, fazendo esse processo, você obterá um creme liso, sedoso e sem pelotas.
Volte a mistura ao fogo, coloque o pique de cebola, a pimenta, a noz moscada e o sal.
Deixe cozinhando, mexendo de vez quando para não pegar no fundo da panela, até levantar fervura e engrossar o molho. Retire o pique de cebola e reserve o molho. Ligue o forno a 230º.
Em uma travessa de vidro ou cerâmica, arrume os buques de couve-flor, sobre ele e despeje o molho e por cima cubra com o queijo parmesão fresco ralado.
Leve ao forno até gratinar o queijo.

Comentários

Postagens mais visitadas