Mini doguinho (Enroladinho de Salsicha)

Se tem uma coisa que as crianças adoram são os mini doguinhos!!!
Toda vez que tem festinha na escola do meu filho, e ele precisa levar um pratinho de salgadinho, ele pede os doguinhos.
São fáceis de fazer e rende que é uma beleza, rsssss!!!
Esta receita rende tranquilamente 120 unidades.
Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:
1 quilo de salsicha (eu gosto de usar perdigão ou sadia)
4 xícaras de chá de farinha de trigo (pode ser que precise mais um pouco)
1 pacote de fermento biológico (10 gramas)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa rasa de sal
5 colheres de sopa de óleo vegetal
1 ovo inteiro
1 xícara e meia de chá de leite morno
(Minha xícara de chá tem a medida de 240 ml)
Em uma tigela grande despeje o leite morno, o açúcar, o fermento biológico e 1 xícara de chá de farinha de trigo. Com o auxílio de uma colher de pau ou de uma espátula de silicone mexa bem, cerca de uns 5 minutos, até virar um mingau.
Acrescente o ovo e o óleo e continue mexendo, até que os ingredientes fiquem bem homogêneos.
Despeje o sal e mais 2 xícaras de farinha de trigo e vá mexendo.
Agora com os auxílios das mãos, despeje a massa sobre uma superfície lisa e enfarinhada, e vá acrescentando aos poucos o restante da farinha de trigo enquanto você sova a massa.
Lembre-se, sove muito bem a massa antes de acrescentar mais farinha, pois a farinha demora para absorver toda a umidade da massa, isso irá evitar que sua massa fique dura e seca.
Quando a massa estiver lisinha, macia e desgrudando das mãos (cerca de uns 15 minutos trabalhando com a massa). Coloque-a novamente na tigela, cubra com um pano e deixe descansando por 30 minutos se estiver um dia quente e 50 minutos se estiver um dia frio.
Enquanto a massa cresce vamos preparar as salsichas.
Lave-as muito bem e seque-as, uma a uma com papel toalha.
Corte elas ao meio no sentido do comprimento e depois corte-as em 3 pedaços iguais. Uma salsinha rende 6 mini doguinhos. Faça isso com todas as salsichas.
Unte várias formas de alumínio com óleo e polvilhe com farinha de trigo.
Ligue o forno a 180º para ir aquecendo.
Após a massa ter descansado e crescido, é hora de começar a trabalhar com ela.
Pegue metade da massa e com o auxílio do rolo, abra-a em superfície lisa e enfarinhada até a espessura de meio centímetro. Com o auxílio de um cortador ou de um copo com 4,5 cm de diâmetro, corte a massa, retire a rebarba da massa que restou, sove ela novamente e coloque na tigela para ela descansar novamente, enquanto você molda os doguinhos.
Coloque um pedaço da salsicha do centro da massa e puxe a massa primeiro de um lado e depois do outro, cobrindo a salsicha, aperte bem para que ele não abra, eu gosto de coloca-lo na mesa e com o auxílio da palma da mão eu vou rolando e pressionando ele sobre a superfície.
Coloque na assadeira untada e enfarinhada, deixe um espaço de pelo menos 2 centímetros entre eles.
Quando enrolar todos, pegue o restante da massa e faça o mesmo processo, até terminar tudo.
Coloque em uma tigelinha de vidro 3 gemas de ovos e uma colher de chá de molho shoyu, misture e pincele os doguinhos cuidadosamente.
Eu polvilhei cada um deles com queijo parmesão ralado, mas você pode polvilhar com orégano ou gergelim, vai do gosto de cada um. Ou se preferir não precisa polvilhar com nada, apenas pincele com as gemas.
Coloque-os para assar, até ficarem douradinhos. Cuidado!!! Não desgrude o olho, é bem rapidinho, cerca de uns 10 a 15 minutos no máximo, eles estão prontos. Não deixe assar demais porque ficam muito ressecados.

Comentários

Postagens mais visitadas