Gyoza

Hoje trago uma receita muito especial, fazia muto tempo que eu estava querendo fazer gyoza e acabava desistindo, rsss...
Dessa vez peguei firme na cozinha e mandei ver!
Todos aqui em casa adoram, quando vamos ao Varejão aqui da minha cidade, sempre paramos na barraca do gyoza, meu filho prefere comer gyoza do que pastel.
Quando estávamos no Japão, sempre comíamos, mas aqui no Brasil, não é tão fácil encontrar um que seja realmente como os de lá. Aqui eles fritam, cozinham no vapor, no Japão é feito na chapa ou na frigideira, fritam apenas a parte de baixo para ficar crocante e o restante é cozido com um pouco de água. Uma delícia!!!
Dá trabalho para fazer, pois aqui em São Paulo, só encontramos os discos de massas prontas, no Bairro da Liberdade, aqui na minha cidade, ainda não encontrei, por isso, fiz a massa.
Gyoza
Massa para 12 gyozas médios:
100 gramas de farinha de trigo de ótima qualidade
50 ml de água quente
1 colher de café de sal
Dilua o sal na água e despeje sobre a farinha de trigo, vá mexendo até formar uma massa lisa e homogênea, cerca de 10 minutos.
Faça um cordão com a massa, embrulhe no plástico filme e deixe descansar por 30 minutos.
Recheio:
1 folha grande de repolho
200 gramas de carne de porco moída ou passada no processador
1/2 cebola pequena cortada bem miudinha
1 xícara de chá de cebolinha ou nirá (folhas de alho) picada
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de molho shoyu
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 colher de sopa de sakê
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
Sal a gosto
Cozinhe a folha de repolho por 3 minutos em água fervente, escorra, deixe esfriando e pique bem miudinha, misture todos os demais ingredientes, separe o recheio em 12 porções, tampe a vasilha com plástico filme e deixe na geladeira.
Vamos abrir os discos da massa.
Pegue o cordão da massa e corte em 12 pedaços iguais.
Pegue um pedaço, passe farinha de trigo nos dois lados e com o auxílio da palma das mãos dê uma ligeira apertada na massa, depois com o auxílio de um rolo, vá abrindo, até formar um disco na espessura de mais ou menos 2 milímetros.
Coloque o disco da massa na palma das mãos, pegue uma porção do recheio, dobre a massa ao meio, e faça três vincos de um lado e três vincos do outro lado, aperte as bordas para que eles não abram durante o cozimento.
Peque uma frigideira antiaderente grande e leve ao fogo, unte-a com um pouco de óleo de gergelim e coloque os gyozas um do ladinho do outro, despeje 150 ml de água e tampe a frigideira, abaixe o fogo e deixe cozinhando até que toda a água seque completamente e o gyoza fique douradinho por baixo.
Prontinho, só retirar da frigideira e servir com um molhinho especial.
Molho para gyoza
1/2 xícara de café de vinagre branco
1/2 xícara de café de molho shoyu
1 colher de chá de óleo de gergelim
1 colher de chá de gengibre ralado
1 dente de alho ralado
1 colher de café de açúcar
Pimenta vermelha fresca ou desidratada à gosto
Dica
Você pode variar o recheio, ao invés de carne de porco, pode colocar camarão, acrescentar cogumelo shiitake picado, usar frango, mas o tradicional mesmo, é usar a carne de porco.

Comentários

Postagens mais visitadas