Tempurá

Sexta-feira recebi minha família postiça aqui em casa.
Fiquei muito feliz com a surpresa!!! 
Estou passando por alguns contratempos e poder receber o carinho e o apoio deles foi muito bom.
Estavam o Dudu que veio do Paraná, a Rosangela e a Danila.
Só faltou minha mana Cris...
O cardápio foi tempurá de entrada, yakissoba de prato principal e para sobremesa, pudim de leite condensado, torta de morango e torta americana de maçã, as tortas foram feitas carinhosamente pela mana Danila.
Ela nem sabia, mas eu estava com muita vontade de comer torta de morango no começo da semana kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, matei minha vontade!!!
Toda vez que faço tempurá, esqueço de tirar fotos de todas as etapas.
Mas o Dudu, kkkkkkkkkkk, para fazer "maldade", tirou várias fotos, foi e mandando as fotos para a esposa que ficou no Paraná, só para fazer vontade, pois ela ama comida japonesa.
Aproveitei as fotos para poder postar a receita mais pedida na Cozida da Japa!!!
Por que ela é a mais pedida?
Para quem não sabe, eu com a ajuda da minha mana Rosangela, faço tempurás para festas e eventos.
E muitos me pedem a receita, porém, como a maioria das minhas receitas, faço tudo a olho, e aí é que complica, não sei dizer exatamente a quantidade exata dos ingredientes.
Por isso muitas vezes demoro para postar alguma receita, ou esqueço de tirar a foto, ou esqueço de medir a quantidade exata dos ingredientes, rsssss.
Vamos aos ingredientes:
5 xícaras de sopa de repolho cortado em tiras de mais ou menos meio centímetro de largura, por uns 6 cm de comprimento 
(1/4 de um repolho médio com 20 cm de diâmetro)
1 cenoura pequena cortada em tiras finas
1/2 cebola pequena cortada em tiras finas
1/2 xícara de chá de cebolinha verde picada
250 gramas de camarão sete barbas sem a cabeça
1 ovo
1/2 xícara de água gelada
1 colher de café de sal
1 pitada de aji-no-moto
1 xícara de chá de farinha de trigo e mais algumas colheres (será explicado no modo de preparo)
1 litro de óleo vegetal de boa qualidade para fritura
Em uma vasilha grande despeje o repolho, a cenoura, a cebola, a cebolinha e o camarão, misture tudo, adicione 1 xícara de chá de farinha de trigo e misture novamente, esse processo é importante, para que o tempurá fique sequinho e não vire bolinho de legumes com camarão, rssss.
Em uma tigela coloque o ovo, a água gelada, o sal e o aji-no-moto, e deseje na mistura de vegetais e camarão.
Agora muita atenção, vá misturando, de baixo para cima, delicadamente, para que o líquido vá agregando aos poucos na farinha e dando liga nos ingredientes.
O segredo de um tempurá leve e crocante é que a farinha e o líquido servem apenas para dar liga nos ingredientes, se misturar demais, vira uma massa compacta e vai ficar igual bolinho de legumes.
Veja nessa foto como deve ficar a textura dos ingredientes com a massa.
Agora coloque o óleo para esquentar na sua panela de fritura, outro segredo é o óleo, para fritar o tempurá, ele deve ser sempre novo e de boa qualidade, quanto mais claro o óleo, mais leve e bonito vai ficar seu tempurá, e não pode ter dó na quantidade usada, o tempurá deve ficar boiando no óleo e não grudado no fundo da panela de fritura.
A temperatura do óleo deve ser quente, eu disse quente, heim e não pelando kkkkkkkkkkkkkk, senão você irá torrar o tempurá!!!
Vá pegando colheradas do tempurá, e despejando sobre o óleo.
Coloque no máximo uns 3 a 4 por vez, dependendo do tamanho da sua panela, eles precisam de espaço para fritarem por igual.
Conforme vai passando o tempo, os vegetais e o camarão vai soltando líquido, fazendo com que a massa perca sua textura, é aí que entra algumas colheradas a mais de farinha de trigo.
Quando perceber que a massa está ficando muito líquida, salpique uma colher rasa de farinha de trigo sobre os ingredientes e não misture muito, lembre-se, a farinha deve apenas agregar nos vegetais para dar liga. Faça esse processo, quantas vezes for necessário, assim o tempurá ficará igualzinho do começo ao fim.
Como vocês puderam observar, são ingredientes simples, o modo de preparo é que irá fazer toda a diferença no seu tempurá.
Dicas
Além das dicas e segredinhos que fui colocando no modo de preparo, você poderá substituir o camarão por tiras de filé de frango, muitas vezes eu faço somente com os vegetais, fica uma delícia!!!
Você pode fazer tempurá com outros vegetais, pode fazer só de couve-flor, de abóbora kabotia cortada em fatias bem fininhas, de abobrinha italiana cortada em rodelas finas, pimentão em tiras, aspargos, folhas de alho (nirá), folhas de cenoura (experimentem é uma delícia!) etc...

Comentários

Postagens mais visitadas