Torta Americana de maçã (Apple pie)

Sejam bem vindos a cozinha da japa!!!

Olá, eu sou a Érika, muitos de meus amigos, me chamam carinhosamente de japa, rsss, o que deu origem ao nome do meu blog!
Este será nosso cantinho culinário.
Amo cozinhar, aliás desde pequena aprontava na cozinha, tenho muitas recordações de quando era criança e ia futricar na cozinha, rssss. Eu adorava ver minha mãe, minha avó e minhas tias cozinhando, estava sempre em volta querendo aprender.
Hoje resolvi juntar duas paixões, escrever e cozinhar...
Postarei receitas simples e porque não algumas bem elaboradas, não é mesmo?
Agora chega de blablabla e vamos para nossa primeira receita.
Nessa tarde fria, fiz uma Torta Americana de Maçã (Apple pie).
Adoro fazer esta torta, a casa inteira fica com um aroma maravilhoso de maçã com canela....
Para a massa utilizei:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
250 gramas de gordura vegetal hidrogenada
2 colheres de sopa cheia de açúcar refinado ou açúcar de baunilha
1 colher de chá de sal
1/3 de xícara de água bem gelada
Como eu tenho as mãos quentes, prefiro fazer a massa na batedeira usando o gancho para massa, mas já preparei muitas vezes na mão mesmo. Misturo primeiro todos os ingredientes secos, depois coloco a gordura vegetal picadinha e vou misturando até ela virar uma farofa. Vou juntando a água e misturando até o conteúdo se tornar uma massa lisa, ela fica meio durinha quando usamos a batedeira. Porém, quando fazemos ela na mão, ela fica mais molenga, por isso ela não deve ser muito manuseada, quando todos os ingredientes se incorporarem, é hora de parar de trabalhar com a massa. O segredinho para que a massa fique crocante e sequinha, é coloca-la em um saco plástico e deixar ela repousar na geladeira por uns 30 minutos.
Enquanto a massa repousa vamos preparar o recheio de maçãs.
Descasque, pique em fatias finas e pequenas 5 maçãs médias, eu usei maçã fuji, por ela ser crocante e um pouco ácida, mas use a que agradar mais o seu paladar.
Coloque uma xícara de chá cheia de açúcar e meio limão espremido em uma vasilha e vá picando e colocando a maçã dentro para ela não escurecer, depois de tudo picado junte, 2 colheres de sopa cheia de farinha de trigo, 1 colher de sobremesa rasa de canela em pó, 1 pitada de noz moscada (opcional) e 2 colheres de sopa de manteiga picadinha. Sugiro que você ligue o forno para que ele fique aquecido.
Tire a massa da geladeira e separe ela em duas partes.
Pegue um refratário de vidro ou uma outra forma redonda de 20 cm de diâmetro e forre o fundo e a lateral dela com uma parte da massa, não precisa untar a forma.
Outro segredinho para que ela fique sequinha e não cozida, fure o fundo dela com um garfo, para não criar bolhas e logo em seguida, passe clara de ovo na massa, somente depois desse processo despeje o recheio.
Esse segredinho serve para todas as tortas, eu ficava indignada que muitas das minhas tortas, logo abaixo do recheio a massa não ficava crocante, ela ficava molenga, ou borrachuda, ou embatumada.
Faça tirinhas com o restante da massa ou faça um disco e cubra a torta, eu fiz tirinhas, se for cobri-la por inteiro, faça três furos sobre a torta para a saída do vapor.
Pincele a torta com 1 gema de ovo e 4 colheres de sopa de leite e leve ao forno aquecido.
A torta irá ficar no forno com fogo alto por 20 minutos, após esse período o fogo deverá ser baixo e ela ficará assando por aproximadamente 40 minutos.
Retire do forno, aguarde uns 20 minutinhos, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou açúcar impalpável e está pronta para ser servida.
Aqui em casa todos preferem ela quentinha...

Comentários

  1. Adorei a receita!!! Assim que minhas crianças me derem uma folga, km farei!! Um super beijo e sucesso com o seu blog!! :-D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha linda!!! Garanto que vão gostar, aqui em casa o Marco e o Dudu adoram essa torta. Bjos e saudades!!!

      Excluir
  2. Aiiii sim Érika. ...qualquer coisa atravessa a rua e trocamos algumas receitas. ....hehe. ...Parabéns ficou sua cara ease blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem vindo ao meu cantinho!

Postagens mais visitadas