Pão de abóbora kabotia

Huuuummm....eu não canso de dizer, eu amo fazer pão kkkkkkkkkkk!!!
Eu tinha alguns pedaços de abóbora tipo kabotia congelado e como não gosto de manter nada por muito tempo no freezer fiz um pão maravilhoso e vim aqui dividir a receita com vocês.
Ele fica tão fofinho, com um sabor incrível, vai bem tanto com uma manteiga, um requeijão, como com uma bela geleia de frutas.
Fora que eu acho esse pão lindo, fica com uma cor incrível!!!
Vamos aos ingredientes e ao modo de preparo:
1 xícara de chá de abóbora tipo kabotia cozida e espremida com um garfo
1 xícara de chá da água do cozimento da abóbora
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá rasa de sal
1 colher de sopa de fermento biológico em pó (15 gramas)
6 xícaras e meia de chá de farinha de trigo (eu uso farinha de trigo para massas)
1 colher de sopa de melhorador de massa (um pacotinho)
1/2 xícara de chá de óleo
1 ovo grande
Bata no liquidificador, o ovo, a água, o açúcar, o fermento, a abóbora e o óleo. Reserve.
Em uma bancada ou em uma vasilha grande, misture 4 xícaras de chá da farinha de trigo, o sal e o melhorador de massa. Abra uma cova no meio e despeje o líquido do liquidificador, vá agregando na farinha de trigo, vai virar um mingau bem grosso.
Acrescente aos poucos o restante da farinha de trigo e vá sovando, rasgando e esticando a massa, até ela ficar bem lisa, homogênea e desgrudar das mãos.
Antes de ir acrescentando mais farinha de trigo, sove bem a massa, para que a farinha de trigo que está nela absorva completamente a umidade, assim você evita que seu pão fique duro e seco.
Se necessário acrescente mais farinha de trigo na massa.
Pode acontecer também de você não precisar utilizar toda a farinha de trigo.
Isso acontece devido ao tamanho do ovo e da umidade encontrada na farinha de trigo.
Massa pronta é hora de coloca-lá em uma vasilha com tampa ou coberta com plástico filme e deixa-la fermentando e crescendo por no mínimo 1 hora.
Após esse descanso, é hora de modelar os pães.
Pegue a massa, jogue sobre uma bancada limpa e enfarinhada, sove mais um pouco a massa para retirar todo o ar que se formou nela.
Ela rende dois pães grandes ou vários pequenos. Faça o que mais lhe agradar.
Acomode os pães em forma untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo e coloque dentro do forno desligado para fermentar e crescer novamente por no mínimo 1 hora.
Passado esse tempo, retire os pães do forno, acenda o fogo de 180 a 200 graus.
Pincele os pães com 1 gema de ovo misturado com 2 colheres de sopa de água, e se gostar polvilhe gergelim, aveia, semente de linhaça ou queijo ralado.
Coloque para assar imediatamente por cerca de 45 a 40 minutos, até eles ficarem dourados.
Dica:
Um segredinho para os pães não ficarem queimados embaixo, é colocar uma forma com um pouco de água na parte mais baixa do forno. Não esqueça de colocar algumas gotas de vinagre na água da forma, principalmente se ela for de alumínio, isso vai evitar que ela fique escura e de um trabalhão na hora de lavar, rssss.
Substituições:
Você poderá substituir a abóbora por batata, mandioquinha (batata baroa), cenoura ou beterraba na mesma medida que coloquei na receita. Porém, se quiser fazer um pão com espinafre, utilize apenas meia xícara de chá de folhas cozidas e espremidas.

Comentários

Postagens mais visitadas